AVISO...

ESTE BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO... PARA MELHOR ATENDE-LO. PATRICIA ROCHA

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A verdadeira história dos cegos e o elefante...


Era uma vez seis cegos à beira de uma estrada. Um dia, lá do fundo de sua escuridão, eles ouviram um alvoroço e perguntaram o que era.
Era um elefante passando e a multidão tumultuada atrás dele. Os cegos não sabiam o que era um elefante e quiseram conhecê-lo.
Então o guia parou o animal e os cegos começaram a examiná-lo:
Apalparam, apalparam... Terminado o exame, os cegos começaram a conversar:
— Puxa! Que animal esquisito! Parece uma coluna coberta de pêlos!
— Você está doido? Coluna que nada! Elefante é um enorme abano, isto sim!
— Qual abano, colega! Você parece cego! Elefante é uma espada que quase me feriu!
— Nada de espada e nem de abano, nem de coluna. Elefante é uma corda, eu até puxei.
— De jeito nenhum! Elefante é uma enorme serpente que se enrola.
— Mas quanta invencionice! Então eu não vi bem? Elefante é uma grande montanha que se mexe.
E lá ficaram os seis cegos, à beira da estrada, discutindo partes do elefante. O tom da discussão foi crescendo, até que começaram a brigar, com tanta eficiência quanto quem não enxerga pode brigar, cada um querendo convencer os outros que sua percepção era a correta. Bem, um não participou da briga, porque estava imaginando se podiam registrar os direitos da descoberta e calculando quanto podia ganhar com aquilo.
A certa altura, um dos cegos levou uma pancada na cabeça, a lente dos seus óculos escuros se quebrou ferindo seu olho esquerdo e, por algum desses mistérios da vida, ele recuperou a visão daquele olho. E vendo, olhou, e olhando, viu o elefante, compreendendo imediatamente  tudo.
Dirigiu-se então aos outros para explicar que estavam errados, ele estava vendo e sabia como era o elefante. Buscou as melhores palavras que pudessem descrever o que vira, mas eles não acreditaram, e  acabaram unidos para debochar e rir dele.

Moral da história
Ontem eu acabei lembrando-se dessa historinha que ouvi quando era criança, esta fabula contém uma grande verdade sobre o comportamento humano, pegam apenas numa parte, pensam que é o todo, e continuam tolos, mas eu também me dei conta de outras coisas.
A primeira delas é que a Palavra de Deus também é assim, ela é tão vasta e rica, mas se pegarmos apenas uma parte dela e desconsiderarmos o todo, estaremos colocando uma imagem completamente errada na nossa cabeça.
A outra coisa é que quando nós tentamos entender a Deus somos como os cegos tentando entender o elefante. Assim como o elefante era grande demais para que os cegos o entendessem o apalpando, Deus excede todo o nosso conhecimento e não é possível caber em nosso entendimento Ele é grande demais para caber em nossa mente.
Lembrei desse versículo: “… oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”.(Efesios 3: 17-19)
Do mesmo jeito que os cegos precisavam estar juntos para entender melhor o elefante, Paulo afirma na carta aos Efésios que ele ora para que eles “juntamente com todos os santos. possam compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento”. Logo, nós devemos estar juntos no amor em Cristo para nos aproximarmos de Deus, não discutindo quem é o dono da verdade, mas admitindo que todos fossem cegos, mas precisamos conhecer a Ele.

Patricia Rocha.

Um comentário:

  1. Querida irmã,
    Ontem terminei de ler a Bíblia toda pela terceira vez. Me senti vitoriosa. Vou ler outras vezes. Considero um caminho para conhecer o Deus que nós servimos. Acho que todo cristão deveria, pelo menos uma vez, ler a Palavra de Deus completamente. Sabemos que o restante será revelado pelo Espírito de Deus. E também quando estivermos lá na glória do Pai compreenderemos melhor ainda o mistério que tem sido revelado àquele que o teme.
    Que Deus te abençoe muito e te dê sabedoria para evangelizar através desse blog abençoado.
    Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!!!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir